terça-feira, 28 de outubro de 2008

Matthias Grünewald - Um dos Maiores Pintores Alemães do Renascimento


Conservam-se atualmente apenas dez pinturas e alguns desenhos de Matthias Grünewald, um dos maiores pintores alemães do Renascimento. Em seus trabalhos sobre temas religiosos, os traços de irrealidade e deformação antecipam o expressionismo.
Mathis Gothardt, verdadeiro nome de Matthias Grünewald, nasceu entre 1455 e 1480 em Würzburg, perto de Frankfurt. O nome Grünewald foi-lhe dado por engano de um biógrafo do século XVII. As primeiras notícias sobre ele datam de 1500, quando vivia em Aschaffenburg ou bem próximo, em Seligenstadt am Main. Seu primeiro trabalho de data conhecida é o "Escárnio de Cristo", de 1503. Por volta de 1509 assumiu o cargo de pintor oficial do arcebispo de Mainz, que morava em Aschaffenburg. Seis anos mais tarde foi para Isenheim, na Alsácia, para realizar o célebre retábulo para a igreja dos antoninos, obra máxima de seu estilo dramático, de intenso colorido. Fechado, esse políptico apresenta, no centro, a "Crucifixão"; dos lados, as figuras de são Sebastião e santo Antônio Abade; e, na parte inferior, o "Lamento por Cristo morto". Ao abri-lo, aparecem, entre outras cenas, dois painéis que representam santo Antônio rodeado de seres monstruosos e irreais.
De volta a Aschaffenburg, Grünewald foi contratado para outras pinturas religiosas até que, em 1525, seu envolvimento numa revolta de camponeses obrigou-o a fugir para Frankfurt. Morreu em Halle, em agosto de 1528. Sua pintura foi revalorizada no século XX pelos expressionistas

Nenhum comentário: